Saque do FGTS: como valorizar o dinheiro

Dinheiro do FGTS será liberado a partir do dia 10 de março e seguirá uma sequência de acordo com a data de nascimento dos contribuintes.

A notícia sobre os saques de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deixou muita gente animada – afinal, antes de a medida ser aprovada, apenas podia contar com esse dinheiro quem fosse demitido sem justa causa, em casos de aposentadoria ou morte, compra de imóvel, desemprego e sem carteira assinada há mais de três anos, doença grave ou terminal, pessoas com mais de 70 anos, entre outros.

Porém, com a medida anunciada em dezembro do ano passado, será possível sacar recursos de contas inativas desde 31 de dezembro de 2015 – entenda melhor como funcionará aqui. Se você é um dos felizardos que poderá contar com essa grana extra inesperada, temos algumas dicas para você aproveitar o dinheiro do FGTS de uma forma consciente.

Pague suas dívidas

Se você está endividado, o uso mais sábio que pode dar aos recursos do FGTS é resolver essas pendências. É importante lembrar que, graças às altas taxas de juros, elas se multiplicam rapidamente. Com uma boa quantidade de dinheiro em mãos, será mais fácil renegociar suas dívidas. Mesmo que não seja possível quitar todos os débitos com o que você tem em mãos, pagar uma parte já lhe ajudará a ficar mais tranquilo.

Não saia gastando

Quando uma boa quantia cai nas mãos, o primeiro reflexo pode ser gastar em coisas que dão prazer no momento.  Quando isso acontece, depois sempre vem a ressaca financeira. Pense nas suas prioridades no momento e resista aos impulsos consumistas.

FGTS: invista

Sempre falamos sobre a importância de ter uma reserva financeira para lidar com emergências – desde algum eletrodoméstico que quebrou até o desemprego –, que deve representar de três a seis meses da sua renda líquida. Se você ainda não tem a sua, que tal aproveitar os recursos do FGTS para tal? Agora, se você tiver seu pé de meia garantido, vale juntar para realizar desejos, como comprar um automóvel ou viajar.

Poupar para a aposentadoria

Antes da medida, trabalhadores que estavam se aposentando ou com mais de 70 anos poderiam sacar os recursos do FGTS. Agora, você não precisa esperar tanto para pensar no futuro. Aproveite o montante para garantir uma aposentadoria mais tranquila. Ele pode ser aplicado na previdência privada mas, antes de decidir, veja se a soma das taxas não ultrapassa 0,7% ao ano. Se ultrapassar, vale a pena procurar outros investimentos de longo prazo, como Tesouro IPCA, que protege o dinheiro da inflação.

Abrir seu próprio negócio

Quem sonha em empreender sabe que, no princípio, é preciso investir uma boa quantia. Por isso, esse pode ser o incentivo que você precisava para tirar esse desejo do papel. Antes de se jogar, no entanto, vale procurar auxílio de entidades como o Sebrae.  Eles ensinam desde como fazer a gestão financeira de seu negócio até noções de marketing para que dê certo.

Via financasfemininas.uol.com.br

Deixe uma resposta