Índice de confiança do brasileiro tem maior alta em dois anos, diz ACSP

Apesar do avanço da confiança em setembro, índice permanece no ‘campo pessimista’. Já na comparação com setembro de 2015, o índice caiu cinco pontos.

Índice de confiança do brasileiro tem maior alta em dois anos, diz ACSP

A confiança dos brasileiros em setembro chegou a 74 pontos e ficou seis pontos acima do resultado de agosto, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Essa alta mensal, de acordo com a pesquisa, é a maior desde a passagem de setembro (142 pontos) para outubro de 2014 (148 pontos).

Confiança do consumidorJá na comparação com setembro de, o índice caiu cinco pontos.

O indicador varia entre zero e 200 pontos. O intervalo entre zero e 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o campo do otimismo.

Portanto, segundo indica a associação, o resultado de setembro permanece no campo pessimista.

Na análise por regiões, a confiança dos consumidores cresceu em todas as regiões brasileiras, com destaque para o Sul, com um avanço de 19 pontos (de 56 pontos em agosto para 75 em setembro).

“O desempenho pode ser explicado pela proximidade com a época de plantio, despertando otimismo na população local.”

No grupo formado pelas regiões Norte/Centro-Oeste, o indicador subiu seis pontos (de 72 para 78). No Nordeste, cresceu quatro (de 73 para 77).

O Sudeste, em compensação, pode ser considerada a região mais cautelosa do país. Isso porque o índice de confiança ficou praticamente estável ao passar de 69 pontos em agosto para 70 em setembro.

Classe

O índice de confiança relativo às classes AB aumentou de 60 pontos em agosto para 67 em setembro, enquanto a da C subiu de 65 e foi para 72. Na contramão, a confiança das classes DE caiu de 84 para 82 pontos.

Via g1.globo.com

Deixe uma resposta