Cartão de crédito: operadoras não poderão cobrar juros maiores no rotativo

Esta prática já era adotada em outras categorias de crédito, mas não no rotativo do cartão.

Quem está em falta com o pagamento do rotativo do cartão de crédito, atenção: a partir de agora, as operadoras de cartão de crédito não poderão cobrar juros maiores de clientes que ficaram inadimplentes ou que pagam um valor menor do que o mínimo da fatura. A medida foi anunciada no final do mês de abril pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Isso significa que os juros aplicados serão do rotativo regular, o mesmo cobrado de clientes com o pagamento em dia, acrescido de 2% de multa e 1% ao mês de juros de mora. Em compensação, cada instituição financeira irá determinar a porcentagem de pagamento mínimo da fatura – anteriormente, esse valor era de 15%.

“Agora, você terá uma redução do valor da taxa de juros cobrada no rotativo. Você sai daquele rotativo não regular, que chegava perto de 400% ao ano, para o rotativo regular, de 250% ao ano. É uma redução grande, mas as taxas de juros continuam estratosféricas”, comenta Carol Sandler, coach financeira, fundadora e CEO do Finanças Femininas.

Via Finanças Femininas