Aumenta intenção de consumo das famílias em janeiro

Loja de roupas em Divinópolis (Foto: Christyam de Lima/Divulgação)

Loja de roupas em Divinópolis (Foto: Christyam de Lima/Divulgação)

Avanço na intenção de consumo foi de 1,3% em relação a dezembro, segundo a CNC. Alta na comparação mensal foi observada em todas as faixas de renda avaliadas.

A intenção de consumo das famílias aumentou em janeiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O avanço foi de 1,3%, na comparação com dezembro, ficando em 77,5 pontos.

O avanço na comparação mensal foi observada em todas as faixas de renda, tanto entre as famílias que recebem abaixo de dez salários mínimos (alta de 1%), como as que têm rendimento acima desta faixa (alta de 2,7%).

“A alta do índice foi influenciada pela melhora nas expectativas para os próximos meses, levando a um aumento da confiança em janeiro. Esse movimento, típico de início de ano, foi puxado principalmente pelos componentes relacionados às perspectivas profissionais e de consumo”, explica Juliana Serapio, assessora Econômica da CNC, por meio de nota.

A maior parte das famílias, 72,9%, considera o momento desfavorável para a aquisição de duráveis. O componente nível de consumo atual é o segundo subíndice mais baixo do estudo, com 55,3 pontos – queda de 45,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Via g1.globo.com

Deixe uma resposta